Retina


Retina
A Retina é uma fina camada de tecido nervoso, sensível à luz, localizado na parte mais interna do globo ocular. Ela é responsável por transformar a luz captada em estímulos nervosos e transmiti-los ao cérebro por meio do nervo óptico, onde eles são interpretados como as imagens que vemos.
O Vítreo, é uma estrutura transparente e gelatinosa, composta por água e sais, que preenche aproximadamente ¾ do volume interno do olho. Às vezes pequenos grumos de gel ou células dentro do vítreo provocam sombras na retina permitindo a visualização de manchas ou pontos móveis no campo de visão. São chamados de ‘moscas volantes’. A visão de opacidades e luzes (Floaters e flashes) é comum, entretanto, o aumento súbito associado à perda da visão é um sinal de alerta e o oftalmologista deve ser consultado para realização de um mapeamento de retina.
Principais doenças que atingem a Retina e o Vítreo: Descolamento de vítreo posterior acompanhado de rotura retiniana; Descolamento de Retina; Retinopatia Diabética; Degeneração macular relacionada à idade (DMRI); Retinopatia Hipertensiva; Retinopatia da prematuridade.
Os tratamentos envolvidos variam de acordo com cada doença e até mesmo com cada caso específico, porém de forma geral podem incluir: Laser; Terapia com medicações antiangiogênicas intravítreas; Vitrectomia.
Obs: As informações aqui contidas têm caráter eminentemente informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação.